100 anos de militância a caminho do futuro

1921-2021

quarta-feira, 27 de maio de 2020

O CENTRALISMO DEMOCRÁTICO, PRINCÍPIO BÁSICO DE ORGANIZAÇÃO DO PCP

Página 11

             De combater também quaisquer tendências que se manifestem para o autoritarismo, para a intolerância, para o burocratismo, para dar por sistema razão às organizações e camaradas responsáveis contra aqueles que de escalões inferiores os criticarem.

              De combater finalmente quaisquer tendências que se manifestem de “regionalismo” e de estreiteza regional ou setorial.

             Corrigindo as tendências negativas sempre que se manifestem, o PCP aplica de forma ampla e criadora o princípio de centralismo democrático. Como se assinala na RESOLUÇÃO POLÍTICA DO IXº CONGRESSO, “os princípios do centralismo democrático garantem uma intensa vida democrática no Partido, uma orientação única e obrigatória, uma atuação coordenada e uma disciplina que surge natural e espontânea da própria vida partidária.”

       3.4. O centralismo democrático, cimento da unidade do Partido.

             Alguns se admiram que a unidade do PCP se tenha mantido sem qualquer brecha, apesar do processo revolucionário tão irregular e acidentado, com tantas situações extremamente complexas, com tantos momentos de incerteza e perigo, apesar também do incessante crescimento do Partido, que não deixando de ser um partido de quadros é também já um partido de massas.

             Como se explica que todos os outros partidos tenham conhecido numerosas crises internas, divisões, conflitos, demissões e expulsões, afetando as direções e as bases e que, em contraste, o PCP, em constante ascensão e desenvolvendo colossal atividade, tenha mantido absoluta coesão?

             Na unidade do Partido podemos distinguir dois aspetos estreitamente ligados: a unidade político-ideológica e a unidade orgânica.

             A natureza de classe, a solidez dos princípios e a educação marxista-leninista dos seus membros, a correção duma linha política e duma orientação comprovadas pela própria vida são o cimento da unidade político-ideológica do Partido.
             Por seu lado o centralismo democrático é o cimento da sua unidade orgânica.
             O Partido está unido porque existe uma completa e inabalável unidade na sua Direção e uma estreita ligação desta com as organizações e militantes.

1 comentário:

  1. Boa tarde tudo bem?Desculpe o encomodar. Sou brasileiro e procuro novos seguidores para o meu blog. Novos amigos também são bem vindos, não importa a distância. No mais desejo muita saúde para você e sua família.

    https://viagenspelobrasilerio.blogspot.com/?m=1

    ResponderEliminar