Primeira aqui»» - 1
Rogério Fernando da Silva Ribeiro
(1930-2008)
Rogério
Ribeiro “Destacado participante nas lutas do MUD Juvenil e nas
lutas estudantis de 1962, Rogério Ribeiro estabeleceu contactos com o PCP desde
1953, tendo a ele aderido em 1975. Preso pela PIDE em 1958 vê-lhe negada a
autorização para exercer o cargo de assistente da Escola Superior de Belas
Artes de Lisboa. Rogério Ribeiro que foi membro do Comité Central do PCP desde
1983 até Dezembro de 1992, deu durante três décadas uma elevada contribuição
para a concepção e realização da Festa do Avante, da qual foi membro da sua
comissão organizadora e para muitas outras realizações do Partido, das quais se
destaca a exposição comemorativa dos 60 anos de vida do PCP.” in Hernâni Matos
Revista de Investigação e Ensino das Artes
Presença
incontornável na história da pintura portuguesa, Rogério Ribeiro (para além da
sua obra como artista plástico no campo da pintura, da gravura, do desenho, da
azulejaria e da tapeçaria) integrou no seu percurso a actividade do design, que
exerceu em diferentes áreas do projecto, nomeadamente na colaboração que deu a
diversos arquitectos, da qual destacamos a que manteve, não só como artista
plástico mas também como designer, com os arquitectos Carlos Tojal,
Manuel Moreira e Carlos Roxo, como também as realizadas para vários projectos
de lojas e agências bancárias, como a do banco Fonsecas e Burnay (1967), na
Avenida dos Aliados, no Porto, e as das lojas Betesga e Traje, respectivamente
na praça da Figueira e na Rua do Ouro, em Lisboa. A colaboração com estes
arquitectos situou-se no campo do design gráfico, no estudo cromático de alguns
dos projectos, como ainda na integração, por exemplo, de obras de tapeçaria e
cerâmica ou, como aconteceu no estabelecimento Rualdo (1967), situado em
Lisboa, estudando um painel de termolaminado, material de revestimento
introduzido em Portugal nos anos cinquenta, que vai utilizar como material de
acabamento da parede, mas, para além dessa função, Rogério Ribeiro pensa-o como
um painel integrado, afirmando-o como objecto isolado.
No campo da museografia e do projecto de interiores, referimos o seu trabalho
na Fundação Calouste Gulbenkian onde podemos destacar o projecto do Museu
Calouste Gulbenkian de que foi co-autor com Sommer Ribeiro e Vítor Manaças.
Este trajecto pelas veredas do design iniciado nos princípios dos anos sessenta – muitas vezes na fronteira com as artes plásticas, como é o caso da colaboração com os arquitectos que nomeamos –, leva-nos a uma das intervenções que consideramos das mais significativas, quer no campo do design gráfico e de exposições, quer na gestão e programação de um espaço cultural; falamos do seu trabalho na Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea em Almada, que Rogério Ribeiro dirigiu desde 1993.
Este trajecto pelas veredas do design iniciado nos princípios dos anos sessenta – muitas vezes na fronteira com as artes plásticas, como é o caso da colaboração com os arquitectos que nomeamos –, leva-nos a uma das intervenções que consideramos das mais significativas, quer no campo do design gráfico e de exposições, quer na gestão e programação de um espaço cultural; falamos do seu trabalho na Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea em Almada, que Rogério Ribeiro dirigiu desde 1993.
Outro dos aspectos significativos no seu percurso foi a actividade pedagógica
que desenvolveu e que teve início em 1961 na Escola de Artes Decorativas
António Arroio (EADAA) e se prolongou, a partir de 1971, na Escola Superior de
Belas Artes de Lisboa onde a sua actuação, depois do 25 de Abril, foi
determinante para a implantação dos Cursos de Design que foram os primeiros, a
nível oficial e superior, a ser criados em Portugal.
Dois aspectos referiremos na sua actividade pedagógica nos anos pós revolução de Abril. O primeiro prende-se com a dinâmica que soube imprimir aos cursos e que passou, por um lado, pela sua convicção da necessidade do design e dos designers numa sociedade que se queria mais justa e desenvolvida e, por outro, pela sua capacidade de fazer compreender aos colegas e aos alunos, numa escola em ebulição, as vantagens dessa opção para a instituição e para o país. O outro diz respeito à importância que teve a sua actuação como coordenador do Curso de Design de Equipamento, assim como a sua acção pedagógica.
Rogério Ribeiro leccionou, a partir da fundação do Curso, a disciplina de Design de Equipamento e, mais tarde, quando passaram a integrar o currículo, as de Teoria e História do Design e de Projecto e Orçamento.
BIOGRAFIA SUCINTA
1930 – Nasce em Estremoz.
2008 – Morre em Lisboa a 10 de Março.
|formação|
• Liceu Gil Vicente.
• Instituto Comercial de Lisboa.
1952 – Termina o Curso de Habilitação às Escolas de Belas-Artes da EADAA.
1959 – Termina o Curso de Pintura da ESBAL.
|exposições|
1950 – Participação na V Exposição Geral Artes Plásticas (EGAP).
1951 – Participação na VI EGAP.
1953 – Participação na VII EGAP.
1954 – Participação na VIII EGAP.
1955 – Participação na IX EGAP.
1956 – Participação na X EGAP.
1957 – Participação na Exposição Gravura Portuguesa Contemporânea.
1959 – Participação na Exposição La Jeune Gravure Contemporaine, Museu Nacional de Arte Moderna, Paris.
1961 – Participação na 1ère Biennal Internationale de la Tapisserie. Museu Cantonal de Belas--Artes, Lausanne.
• Participação na II Exposição de Artes Plásticas da FCG, FCG, Lisboa.
• Participação na Exposição La Nuova Gráfica Portoghese, Galeria Guida, Nápoles.
1967 – Participação na Exposição Cerâmica Moderna Portuguesa, Casino Estoril, Estoril.
1969 – Participação na Exposição Gravure Portugaise Contemporaine, FCG, Centro Cultural Português, Paris.
1971 – Participação na 1ª Exposição de Design Português, Organizada pelo INII, FIL, Lisboa.
1972 – Participação na 1ª Exposição de Design Português, organizada pelo INII, Palácio da Bolsa, Porto.
• Participação na Exposição Imagens do Neo-Realismo em Portugal. Galeria de Arte Abel Salazar, Porto
1976 – Participação na Exposição 20 Anos de Gravura, FCG, Lisboa.
1977 – Exposição 50 Ilustrações para o livro de Manuel Tiago Até amanhã Camaradas, 1ª Bienal da Festa do Avante, Lisboa.
1977|2003 – Participação em todas as Bienais de Artes Plásticas realizadas na Festa do Avante.
1978 – Participação na Exposição de Gravura Portuguesa, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Brasil.
• Participação na Exposição Modern Portuguese Tapestries. Kensington Palace, Londres.
1981 – Participação na Exposição Tapisseries de la Manufacture de Portalegre, Portugal, Museu de Arte Moderna da Cidade de Paris, Paris.
• Participação na Exposição Imagens e Letras acerca dos Pioneiros da Gravura 1956-1981, Galeria Gravura, Lisboa.
1984 – Participação na Exposição Retrospectiva Comemorativa do Cinquentenário da Morte do Eng. António Arroio e da existência da Escola de Arte, EADAA, Lisboa.
1986 – Participação na III Exposição de Artes Plásticas da FCG. FCG, Lisboa.
• Exposição Rogério Ribeiro, Pintura, desenho e escultura. Galeria Nasoni, Porto.
1988 – Participação na Exposição “O Risco Inadiável”, O Caderno de Desenho - Lagoa Henriques: Jubileu do Professor Lagoa Henriques. ESBAL, Lisboa.
1990 – Exposição “O Atelier, a Paleta, os Anjos e o Pintor em Exposição”, Galeria Nasoni, Porto.
• Exposição “J’écris ton nom…/Do atelier do pintor/em Abril flores mil”, Galeria Nasoni, Lisboa.
1992 – Exposição Rogério Ribeiro, Galeria Magellan, Paris.
1996 – Participação na Exposição 50 Anos de Tapeçaria em Portugal, FCG, CAMJAP, Lisboa.
1997 – Exposição Azulejos para Santiago, Cooperativa Árvore, Porto.
|actividade docente|
1961 – Professor de Pintura e Tecnologia na EADAA.
1971 – Assistente da disciplina de Pintura da ESBAL.
1973|1976 – Assistente da disciplina de Pintura, 5º ano.
1974 – Coordenador do grupo de trabalho de reestruturação do currículo escolar na área do design para instalação do Curso de Design Industrial de Equipamento da ESBAL.
1974|1976 – Coordenador da área de Design Industrial e de Equipamento da ESBAL e seu representante no Conselho Científico.
1975|1978 – Membro da Assembleia de Representantes da ESBAL.
• Membro do Conselho Directivo da ESBAL.
1976 – Organização e participação nas Jornadas “Encontro com o Plástico”, promovidas pela ESBAL. Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Lisboa
1976|1996 – Professor da disciplina de Design Industrial de Equipamento do Curso de Design de Equipamento da ESBAL.
1980|1983 – Membro do Conselho Pedagógico da ESBAL.
1980|1988 – Professor das disciplinas de Teoria e História de Design e de Projecto e Orçamento do Curso de Design de Equipamento da ESBAL.
1981 – Professor das disciplinas de Iniciação à Pintura e de Pintura I no Ar-Co, Lisboa.
1985|1988 – Presidente do Conselho Científico da ESBAL.
1991 – Elaboração e apresentação ao Conselho Científico de um Relatório/Proposta sobre o Curso de Design Industrial de Equipamento da ESBAL.
1992 – Participação nas Jornadas Pedagógicas da FBA-UL com a comunicação O ensino do design.
1998 – Coordenador do Módulo 2, Exposições e monitor do seminário O que é uma exposição: conceito e história, no âmbito dos Cursos de Formação Profissional da Casa da Cerca. Almada.
1999 – Elaboração do relatório de licença sabática da FBA-UL subordinado ao titulo: Cinco explicações procuradas para um entendimento.
|actividade profissional|
1956 – Execução de um painel cerâmico para a Escola Primária do Alto dos Moinhos, Lisboa.
1961 – Execução de painéis cerâmicos para a estação Avenida do Metropolitano de Lisboa.
1967 – Participação na equipa do Serviço de projectos e obras da FCG para o estudo, preparação e montagem do Museu Calouste Gulbenkian.
• Execução de um painel cerâmico para a Casa de Portugal na Cidade Universitária, Paris.
• Execução de um painel cerâmico para o Banco Fonsecas e Burnay, Porto.
• Realização da tapeçaria “Poente”, Hotel Balaia, Algarve e Palácio de Justiça de Oeiras.
1971 – Direcção da montagem da exposição de design industrial Compasso D’Oro, Apresentada na FIL, Lisboa.
1975 – Organização e direcção da montagem da exposição documental Portugal,“Um Ano de Revolução”, Museu de Arte Popular, Lisboa.
1976 – Estudo, organização e direcção da montagem da exposição sobre o Tarrafal, Pavilhão de Belém, Lisboa.
1981 – Concepção, projecto e direcção da montagem da exposição “60 Anos de Luta ao Serviço do Povo e da Pátria: PCP, 1921-1981”, Pavilhão dos Desportos, Lisboa.
1982 – Concepção e direcção da montagem da exposição “Preocupação Social dos Artistas”, Festa do Avante, Lisboa
1983 – Projecto e organização da Galeria de Desenho do Museu Municipal de Estremoz, em colaboração com Armando Alves e José Aurélio.
1985 – Projecto e direcção da montagem da Casa Museu Manuel Ribeiro de Pavia, Pavia.
1986 – Coordenação do projecto de remodelação das Salas de Pintura Portuguesa do MNAA.
1993 – Concepção do catálogo e projecto da exposição “Reabilitação Urbana de Lisboa”, C.M. de Lisboa, Lisboa.
1994 – Concepção do catálogo e projecto da exposição “José Afonso – Andarilho, Poeta e Cantor”, Central Tejo, Lisboa, Casa da Cultura, Almada e Santiago de Compostela.
1996 – Concepção e direcção da montagem da exposição “Neo-Realismo/Neo-Realismos,” C.M. de Matosinhos, Matosinhos.
• Execução de painéis cerâmicos para a estação Santa Lúcia do metropolitano de Santiago do Chile, Chile.
1998 – Projecto e direcção da montagem da exposição “A Permanência do Corpo”, Reitoria da Universidade de Lisboa, Lisboa
1958 – Sócio fundador da Gravura, Sociedade Cooperativa de Gravadores Portugueses
1976 – Sócio fundador da Associação Portuguesa de Designers.
Sócio da SNBA.
Membro do Conselho Técnico da SNBA.
1998 – Académico correspondente da Academia Nacional de Belas Artes.
|prémios e bolsas|
1961 – Bolsa de Viagem José Malhoa para Florença, Roma, Siena, Veneza e Paris.
1989 – Premiado no XXIII Prix International d’Art Contemporain, Monte Carlo.
1999 – 1º Prémio do concurso de um painel cerâmico para a Estação de Campanhã, Porto.
|bibliografia activa|selecção|
Catálogo da Exposição de design português, 1ª. Lisboa: INII, 1971.
Catálogo da Exposição de design português, 2ª. Lisboa: 1973.
[Apresentação]. In catálogo da Exposição Pintura, desenho e serigrafia de Rogério Ribeiro. Lisboa: Galeria Prisma 73, 1974.
[Apresentação]. In catálogo da 3ª bienal da Festa do Avante. Lisboa: PCP, 1981.
Um Museu necessário. In Encontro neo-realismo. Reflexões sobre um movimento, perspectivas para um museu. [Texto policopiado). Vila Franca de Xira, Museu do Neo-Realismo: [s. n.], 1983.
“Aceitando o risco…” In catálogo da Exposição Mário Dionísio. 50 anos de vida literária, 1941-1991. Vila Franca de Xira, 1991.
Design como desígnio. In catálogo da Exposição Design como desígnio. Almada: Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea.1995.
Da errância da forma. In Conversas à volta da Olaria. Montemor-o-Novo, Oficinas do Convento, 1999.
Relatório. [texto policopiado]. Lisboa: [s.n.], 1999. Trabalho apresentado a concurso para professor associado do 12º grupo: design industrial de equipamento, na FBA-UL.
BIBLIOGRAFIA PASSIVA (selecção)
BOTELHO, Margarida – Narrativa de uma História acontecida. In Azulejos para Santiago. Estudos e projecto de intervenção na Estação Santa Lúcia do Metro de Santiago do Chile. Lisboa: Metropolitano de Lisboa, 1997.
CONSTANTINO, João – Design e artes visuais na Escola. Binário. Lisboa. 215-216 (1977) 20-25.
CUNHAL, Álvaro – A arte, o artista e a sociedade. Lisboa: Editorial Caminho, 1996.
M. – Pintura de Rogério Ribeiro: “Não há machado que corte a raiz do pensamento”. Diário de Notícias. Lisboa. (14-3-1973).
NUNES, Leonor – Rogério Rbeiro estuda o projecto – Tarrafal vai tornar-se museu. O Diário. Lisboa. (3-3-1989).
PEREIRA, João Castel-Branco – Arte. Metropolitano de Lisboa. Lisboa: Metropolitano de Lisboa, 1995.
SOUSA, José Ernesto de – A pintura portuguesa neo-realista (1943-1953). Lisboa: Artis, 1965.
NOTA: Este texto foi elaborado e gentilmente cedido pelo designer Vitor Manaças.
Sem comentários:
Enviar um comentário